O controle como diferencial na coleta de resíduos

Tempo de leitura: 6 min

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Uma das principais práticas da administração é a aplicação dos processos de controle, que irão auxiliar sua empresa no monitoramento e visualização dos resultados obtidos.

O controle permite ainda que sua empresa defina melhores estratégias e, consequentemente, siga o melhor caminho de seu mercado.

Caso esse assunto seja desconhecido para você, o Portal dos Administradores elaborou um ótimo artigo abordando todos os aspectos envolvidos no controle administrativo, vale a pena conferir!

Na coleta de resíduos, especificamente, há algumas práticas de controle que podem contribuir para a obtenção de grandes resultados em um curto espaço de tempo.

Neste texto, abordarei os principais processos administrativos e operacionais de empresas coletoras de resíduos, e como práticas de controle podem ser aplicadas para otimizar a análise dos resultados.

O controle aplicado nos seus clientes

O ponto principal da cadeia de resíduos é o gerador, visto que é nele que o material se torna um resíduo, dando início à seu gerenciamento. Por isso, é fundamental ter um controle sobre os pontos de coleta e suas informações, para garantir a evolução da operação de sua empresa.

caderno com anotações sobre o controle de clientes

Esse controle de informações pode ser feito através de ferramentas de CRM (sistemas de gestão com foco no cliente) ou até mesmo pelo Excel em casos mais simples.

Isso permitirá que você tenha registrado todas as informações de cada um dos seus clientes, além de poder armazenar de forma segura e por tempo indeterminado, os registros de cada coleta realizada, que poderão ser utilizados a qualquer momento para realização de análises.

Com esse histórico de coletas, é possível, por exemplo, calcular o intervalo médio de dias em que a sua empresa atende cada ponto. Com essa informação, você poderá elaborar melhor as suas rotas de coletas e ter uma padronização no seu atendimento.

O controle do tempo médio de atendimento também permite auxiliar na detecção de casos de inatividade dos clientes. Ou seja, será possível identificar clientes que fugiram do padrão de fornecimento de resíduos e, com isso, sua empresa poderá entender o que aconteceu, tomando as melhores providências e detectando, inclusive, casos de desvio do resíduo por empresas terceiras.

O controle financeiro

Possuir controle financeiro de cada processo de coleta de resíduos é fundamental para a sobrevivência e crescimento da sua empresa. O gestor deve ter um controle sobre os seus custos operacionais (manutenção, salários, impostos, entre outros) e também sobre as informações da coleta de resíduos. Isto é, o detalhamento dos tipos de resíduos coletados, quantidade retirada e valor pago ou recebido.

Outro ponto é ter o controle de como ocorreu cada pagamento, principalmente aqueles feito à prazo. Isso permitirá que você tenha um melhor controle sobre processos de cobrança e fechamento de contas, reduzindo a taxa de inadimplência e garantindo a saúde do fluxo de caixa da sua empresa.

Controle na geração de documentos

A emissão de documentos envolvidos na coleta de resíduos é uma prática muito comum do mercado. Para isso, ter registro das informações da coleta, assim como o controle dos dados cadastrais de maneira digital, é essencial para agilizar o processo de emissão desses certificados.

Visto a grande quantidade de documentos que as empresas coletoras emitem diariamente, um processo de emissão totalmente manual e com registro de dados feito apenas no papel, torna essa atividade extremamente custosa para a empresa, e exige a dedicação de um funcionário que poderia exercer outras funções, trazendo resultados ainda melhores.

Controle sobre as suas informações

E para finalizar, tenha relatórios com o compilado de todas as informações operacionais. Com a análise das informações presentes neles, ficará mais fácil de tomar a decisão do melhor caminho que a sua empresa poderá seguir.  Algumas práticas de Business Intelligence (Inteligência de Negócios) podem te ajudar a chegar a resultados cada vez mais precisos e estratégicos.

Com todas essas práticas e metodologias, gerir uma empresa de coleta de resíduos ficará mais fácil. Ter um controle e mensuração dos seus resultados te auxiliará a tomar sempre as melhores decisões para alavancar o seu negócio.

É importante ressaltar que essas práticas de controle sejam feitas de maneira adequada de modo com os resultados reflitam a realidade da sua empresa. Feito isso, expandir o seu negócio será mais simples

mesa de trabalho com relatórios e gráficos de controle

Na sua empresa há aplicação do controle nas atividades? Veja neste vídeo um case de sucesso de uma empresa que utiliza o Sistema da Residuall para ter melhores práticas de controle.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
  • (31) 3166-5936
  • contato@residuall.org
  • Rua Brasilândia, 156, Bairro Serrano, Belo Horizonte - MG

© 2013-2019 Residuall. Todos os direitos reservados.