Logística eficiente, cliente satisfeito.

Tempo de leitura: 7 min

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Muitas empresas e setores têm, na logística, uma das principais ou até mesmo a principal variável operacional. Dessa forma, ela pode representar uma  grande parcela de contribuição no custo e na qualidade de um serviço. O estudo “Custos da Logística no Brasil 2018” avaliou 130 empresas nacionais e mostrou que os gastos com logística consomem 12,37% do faturamento destas empresas, um índice que vem aumentando.

Se esse também é um desafio em seu negócio, é fundamental que você dedique e invista na eficiência logística de sua operação. Essa estratégia traz diversos benefícios a sua empresa, sendo um considerável diferencial de mercado. Dentre eles, e de valor inestimável, está uma maior satisfação do cliente.

triângulo tempo, custo e qualidade, relacionado à logística

Já imaginou atingir a performance desejada de serviço, pelo menor custo total possível? É exatamente isso que a logística propõe.

1. Redução de Preço do Serviço/Produto

Eficiência logística reduz custos. Na verdade, o propósito é alcançar o menor custo possível para que determinado serviço ocorra. No fim do mês ou do ano, a diferença pode ser satisfatória e revertida em lucros significativos para a empresa, beneficiando seu crescimento e seus funcionários.

Entretanto, se a empresa busca de fato ter na competência logística uma oportunidade de diferenciação em seu mercado, deve estender tal benefício a seus clientes.

O objetivo é fornecer serviços superiores por custos inferiores aos praticados em seu mercado.

As economias providas pela performance logística possibilitam estratégias de redução de preços que não comprometam a qualidade. No cenário atual, onde é tão comum o aumento dos preços, uma redução pode chamar bastante atenção.

Quem não gostaria de ser cliente dessa empresa, não é mesmo?

2. Consistência de Atendimento

O fluxo de processos logísticos, quando bem estabelecido e coordenado, permite planejar de forma integrada as etapas necessárias para garantir que as demandas de cada cliente sejam atendidas da melhor forma.

Assim, assegura-se que o serviço esteja disponível no momento e local que foram demandados.

6 dardos acertando um alvo, representando a eficiência da logística

Ter este controle confere uma consistência enorme ao atendimento. Clientes que prezam por tempo, ao serem atendidos de forma regular, precisa e eficaz, passarão a ter confiança e satisfação ideais para com seus fornecedores.

3. Flexibilidade Operacional

No mundo “real”, ocorrem imprevistos, situações anormais ou até falhas operacionais que impactam negativamente no atendimento ao cliente, fugindo do planejamento e controle praticados.

Além disso, clientes em situações emergenciais podem, por diferentes motivos, fazerem demandas excepcionais que irão necessitar de ações e alterações urgentes.

Ter organização e controle logístico é um meio eficiente de absorver tais variações operacionais não planejadas.  Ao identificar e prever inconsistências de forma clara, a empresa pode agir para evitar, até onde for possível, a insatisfação de um cliente.

Além disso, o controle logístico permite identificar facilmente soluções alternativas de atendimento, que já podem ser acordadas com o cliente em questão, garantindo que eles não fiquem na mão.

É uma oportunidade chave para surpreendê-lo com a forma que a empresa lida e propõe contornar tais adversidades.

4. Comunicação Facilitada

Um outro componente primário da estratégia logística é o fluxo de informações. Uma vez que as informações logísticas são precisas e monitoradas, sua apresentação se torna mais fácil e objetiva.

Uma comunicação mais fácil e precisa faz com que as empresas logisticamente sofisticadas passem a ser vistas como fornecedores diferenciados. Essas empresas são aptas a, por exemplo:

  • Informar o status do atendimento de cada demanda (Por exemplo: programado, em execução, executado);
  • Comunicar previsões, instruções ou qualquer alteração do serviço de atendimento;
  • Lisonjear cada cliente, perguntando com frequência como está sua satisfação e opinião sobre o serviço, e como alterar a logística para atendê-lo da melhor forma.

Isso é, não só uma demonstração relevante de comprometimento perante o cliente, mas também uma forma de agregar qualidade ao serviço fornecido. As duas empresas saem ganhando, e o espírito de parceria prevalece.

Quanto maior o esforço, maior a recompensa.

Por ser tão importante, uma logística qualificada implica em melhorias operacionais para vários aspectos de uma empresa e, a recompensa final, é a satisfação de seus clientes.

As mudanças podem ser complexas e desafiadoras. Mas vale a pena.  Alcançar este nível de serviço é um bem maior para qualquer empresa, que fideliza seu mercado e se coloca no caminho da prosperidade duradoura.

Por isso é fundamental que qualquer empresa tenha esforços e atenções direcionadas para melhorias logísticas. Deve-se avaliar, para cada operação, como definir e executar um melhor gerenciamento logístico.

Isso irá passar por decisões estratégicas e operacionais, que podem envolver mudanças a nível de  pessoas, tecnologia e infraestrutura. Dessa forma, sugiro a leitura do texto “O Controle como diferencial na coleta de resíduos”, um setor diretamente envolvido por questões logísticas. Tenho certeza que ele poderá contribuir para entender essa relação entre eficiência logística e benefícios empresariais.

Acredite, cuidados pontuais podem resultar em grandes melhorias para você e seu cliente. Ele irá te valorizar muito por isso, tenha certeza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
  • (31) 3166-5936
  • contato@residuall.org
  • Rua Brasilândia, 156, Bairro Serrano, Belo Horizonte - MG

© 2013-2019 Residuall. Todos os direitos reservados.