5 motivos para modernizar seu negócio investindo em tecnologia

Tempo de leitura: 8 min

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

O potencial por trás da tecnologia é indiscutível. Em linhas gerais, não há dúvidas de que o progresso tecnológico é acompanhado de melhorias incríveis para empresas e pessoas, podendo afetar significativamente a posição de um negócio perante seu mercado.

Porém, não adianta achar que há uma receita de bolo. Cada tecnologia possui benefícios específicos e estes dependerão do cenário de cada empresa, com seus respectivos processos, atividades e desafios.

A seguir, destaco 5 benefícios gerais  de se investir em tecnologias que não deixarão dúvidas sobre sua importância.

1. Ganha-se tempo

Tempo. Um recurso tão precioso e tão escasso nos dias atuais, concorda?

Isso porque é muito comum nosso tempo ser integralmente  consumido para realizar ações prioritárias, aquelas que devem ser feitas obrigatoriamente. Geralmente, as atividades e tarefas rotineiras de uma empresa costumam demandar todo ou até mais do que o tempo disponível de seus funcionários e gestores.

Em outras palavras, estamos sempre “na correria”.  Se você se identifica com essa situação, sabe bem a falta que faz ter tempo disponível para pensar e executar algo novo e  a longo prazo. Quem aí não possui um projeto ou plano que sempre fica para depois devido à falta de tempo?

Se esse é seu caso, a tecnologia consegue, e muito, te ajudar.

A inteligência que as máquinas adquiriram é espantoso. A computação, através de bancos de dados volumosos e uma capacidade incrível de processamento, tornou possível que máquinas e computadores pensem, aprendam e até mesmo tomem decisões com altíssima precisão.

Ao automatizar, organizar, integrar e aprimorar processos, a tecnologia é capaz de reduzir drasticamente o tempo despendido em várias atividades.

Homem sentado usando um computador sobre um tapete de relógio

Quanto mais arcaica for a prática a ser modernizada, mais gritante será essa diferença.

Vamos a um bom exemplo prático: gestão de documentos. Toda empresa trabalha (ou pelo menos deveria) com uma documentação extensa, registrando ações e processos tanto internamente quanto na relação com seus clientes. No dia-a-dia da operação, ocorrem diversas situações que venham a demandar a busca por documentos e informações antigas, com a respectiva impressão, repasses aos envolvidos,etc. Essas tarefas demandam tempo, concorda?

Como você acha que a gestão de documentos seria transformada quando praticada a partir do uso de um software online que automaticamente compõe, envia e consulta históricos ilimitados de documentos, além de permitir acesso simultâneo a todos os envolvidos? Com toda a certeza, ganha-se tempo com essa praticidade.

Cada empresa e gestor tem suas prioridades. No caso da falta de tempo para dedicar em ações de planejamento ou análises de desempenho, deve-se olhar para tecnologias com outros olhos. Afinal, elas podem gerar um recurso de altíssimo valor.

2. Reduz custos

Infelizmente, nada é de graça. Qualquer atividade requer recursos investidos para que ela seja executada. Considere recursos em toda sua amplitude: pessoal, financeiro, logístico, de estrutura, etc.

É óbvio que todo mundo gostaria de reduzir custos e economizar recursos, não é mesmo? Porém, alcançar esse objetivo dos sonhos é, muitas vezes, complicado. E é aí que a tecnologia entra.

Tecnologias podem dar um retorno financeiro considerável à medida que tornam processos mais eficientes.

Identifique gargalos e processos que possam ser aprimorados pela tecnologia e que, consequentemente, irão demandar menos recursos.

Uma reação comum e equivocada de várias empresas é considerar, sem a devida análise, tecnologias como algo caro, complexo e inviável para sua realidade.  Nessa postura, uma oportunidade incrível pode estar sendo desperdiçada, sem merecer sequer a mínima atenção.

Por isso, faz-se necessário dar um passo atrás e julgar, com o devido cuidado, a viabilidade de se investir em tecnologia.

Deve-se entender como ela pode impactar, a médio e longo prazo, nos custos operacionais.  O resultado pode ser surpreendente, e em pouco tempo essa decisão pode estar gerando boas economias.

3. Maior produtividade

Quanto maior a eficiência de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa, mais produtiva ela é. Isso porque ser eficiente é uma qualidade que se obtém através de ações que ocorrem nas melhores condições de organização, tempo e custo. Ganha-se tanto em quantidade quanto em qualidade do processo.

Tecnologias aplicadas da forma correta aumentam a eficiência de forma talentosa, se tornando uma forte aliada para aqueles que procuram ter maior produtividade. Seja ela pessoal, empresarial ou ambas.

Pessoas trabalhando com notebooks e tablets sobre uma mesa

Uma empresa produtiva é aquela que:

  • Extrai o melhor de cada funcionário e processo;
  • Não desperdiça recursos;
  • Está sempre em ascensão;

Esteja certo de que um ambiente mais produtivo implica em mais motivação no trabalho. Isso é fundamental para estimular o crescimento.

4. A evolução tecnológica é irreversível

O avanço tecnológico é, por sua essência, progressivo. A sociedade não anda para trás.
A partir do momento em que determinada tecnologia se consolida no mercado com seus consistentes benefícios, o mercado só irá abandoná-la quando houver outra melhor.

Ou seja, caso a decisão de adquirir certa tecnologia tenha sido tomada de forma estratégica e planejada, considerando o que há de melhor no mercado para cada empresa, não haverá motivo para arrependimentos.

Nesse contexto, ressalto a importância de ter por perto empresas desenvolvedoras que sejam referência e especialistas no que fazem para seu mercado. Essas, são aquelas que irão sempre oferecer tecnologias de alto nível e em constante evolução, garantindo que seu investimento renda cada vez mais frutos.

5. Trata-se de um grande diferencial

Ter uma operação moderna e tecnológica agrega bastante a um negócio e representa um diferencial tanto do ponto de vista de mercado quanto interno de uma empresa.

Quanto ao mercado, tecnologias permitem não só expandir suas atividades mas fidelizar os clientes atuais, uma vez que será um diferencial para eles também.

A outra perspectiva é de como a tecnologia pode ser um diferencial ao estimular o ambiente de trabalho de uma empresa. Oxigenar processos e práticas ultrapassadas de sua operação estimula, e muito, os funcionários.

Não é qualquer um que se preocupa com a produtividade da empresa que coordena e está sempre trazendo melhorias. Pelo contrário, é um grande diferencial .

Sempre acredite no potencial da tecnologia

É fácil perceber como se pode esperar muito dela. O setor tecnológico é um dos que mais crescem atualmente, e soluções inovadoras – softwares, aplicativos e até máquinas e sistemas integrados – são desenvolvidos para diversas atividades e segmentos de mercado.

Busque entender quais tecnologias possuem o potencial de ser aplicada em sua operação.

Essa estratégia pode ser chave para fazer frente a seus concorrentes e trazer novos ares para uma empresa. Não perca tempo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
  • (31) 3166-5936
  • contato@residuall.org
  • Rua Brasilândia, 156, Bairro Serrano, Belo Horizonte - MG

© 2013-2019 Residuall. Todos os direitos reservados.