Práticas para tornar a sua empresa mais sustentável

Tempo de leitura: 10 min

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Adotar práticas sustentáveis no nosso dia-a-dia não é mais uma opção, e se tornou uma necessidade diante de inúmeros casos de poluição e contaminação ambiental.

Um ótimo documentário do Discovery Channel apresenta uma simulação de como nosso planeta estará impactado daqui a 100 anos. É assustador, e infelizmente é o futuro que temos a frente se não mudarmos os nossos hábitos.

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro chamado “Our Common Future (Nosso Futuro Comum)”, onde definiu Desenvolvimento sustentável como:

“suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Precisamos mudar urgentemente os nossos costumes para que a previsão exibida no documentário não se concretize.

O que você e a sua empresa estão fazendo para preservar o meio ambiente para as próximas gerações? Através de simples práticas, é possível promover a sustentabilidade no ambiente de trabalho. Basta querer mudar!

Nessa linha, trago algumas dicas e práticas que você pode adotar em sua empresa:

Repense o consumo energético

A primeira delas é ter um consumo energético mais eficiente.  Além de deixar a sua empresa mais sustentável, isso poderá refletir no seu bolso. Os investimentos feitos em equipamentos eletrônicos mais econômicos (sinalizados pelo código do Inmetro) e lâmpadas fluorescentes, por exemplo, podem ser pagos em questão de meses, pela economia resultante de um menor consumo de eletricidade.

A imagem mostra uma lâmpada formada por água

Outra tendência é o uso de painéis solares fotovoltaicos. Esse é um investimento um pouco mais caro, mas que dependendo do porte da sua empresa e da quantidade de energia utilizada, pode pagar o investimento em poucos anos (nesse site é possível fazer uma estimativa do tempo necessário para obter retorno).

Existem práticas que não demandam investimentos. Por exemplo, evitar deixar os equipamentos eletrônicos em stand by (modo de espera) e também desligar lâmpadas e equipamentos quando não estiverem em uso.

Há até alguns equipamentos de automação residencial que auxiliam a evitar que a sua empresa consuma energia de forma desnecessária.

Reduza o volume de resíduos

Praticamente todas as atividades que realizamos geram resíduos. Quanto maior a empresa e o número de funcionários, maior é o volume produzido. Com isso, existem ações que podem ser tomadas para reduzir essa geração.

Um primeiro passo é reduzir o consumo de descartáveis (como copos e canudos, por exemplo). O simples fato de adotar na sua empresa a utilização de canecas para os funcionários, além de diminuir a geração de descartáveis, resulta em uma economia por não ter mais gastos com a compra desse material.

Realizar a separação dos resíduos é outro ponto fundamental. A simples separação dos materiais recicláveis (plástico, papel, metal e vidro) permite que eles sejam destinados para a coleta seletiva ou, caso não tenha esse serviço na sua cidade, para uma associação de catadores. Em caso de geração de grandes volumes, é possível até ganhar uma receita com a venda desses materiais.

Para os resíduos orgânicos, é possível realizar a compostagem desse material, obtendo ainda, em questão de semanas, um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado como adubo para plantas na própria empresa, caso possua um espaço para jardinagem, ou ser distribuído para os funcionários.

Na Residuall, construímos em conjunto a nossa própria composteira. Além de poder utilizar a matéria gerada em nosso jardim, a cultura da compostagem passou para todas as pessoas que trabalham aqui, que levaram a prática para suas próprias casas. Tem coisa melhor do que isso? 🙂

Uma pessoa da Residuall alimentando a composteira com resíduos orgânicos
Composteira feita pela Residuall com uma horta vertical construída com paletes

Composteira da Residuall com horta vertical (construída pelos membros da Residuall)

Evite desperdícios

O desperdício é algo amplamente presente em nossa sociedade. Chega a ser tão comum, que as vezes nem percebemos o consumo exagerado e irracional que praticamos.

Quanto ao consumo de água, o simples fato de desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça pode evitar um gasto totalmente desnecessário.

Para ter um consumo ainda mais sustentável, é possível fazer a captação da água da chuva  e utilizá-la para diversos fins. No caso da Residuall, utilizamos a água da chuva para molhar o nosso jardim (nossas plantinhas agradecem!)

Outra prática importante para a preservação de recursos naturais é a utilização controlada de papel. No ambiente empresarial, as vezes é tão fácil de imprimir um determinado documento que nem pensamos duas vezes sobre a real necessidade. Em alguns casos, queremos apenas mostrar um determinado conteúdo para um colega de trabalho e  o nosso ato mais impulsivo é o de imprimir o documento e levá-lo até a pessoa.

Nesse sentido, o meio digital pode ser a solução. O compartilhamento de arquivos na nuvem (google drive, dropbox, por exemplo) facilita a gestão da informação e evita o consumo de uma enorme quantidade de papel.

Papel com recorte no formato de nuvem

Incentive a utilização de transporte alternativos

Atualmente é muito comum a utilização do carro para ir ao trabalho. De acordo com um levantamento realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), São Paulo tem uma média de 1,4 ocupante por carro. Isso resulta em um grande consumo de combustíveis fósseis, o que gera o aumento da poluição atmosférica. Nesse cenário, surge a necessidade de se incentivar a utilização dos transportes alternativos.

Um meio de transporte que tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade é a bicicleta. As cidades investem cada vez mais em ciclovias e há algumas empresas que investem nas chamadas bicicletas “comunitárias”.

Placa que indica uma bicicleta como o caminho de uma rota sustentável

As empresas precisam acompanhar esse movimento. O simples fato de ter um local para que o trabalhador tranque a sua bicicleta pode ser uma grande incentivo para quem tem a “magrela” parada em casa. Se a infraestrutura da sua empresa permitir, ter uma ducha pode ser uma ótima opção para quem mora longe e não quer ficar trabalhando suado.

Se não for possível reduzir a utilização de carros, é possível incentivar a prática de caronas. É algo simples, que bem organizado, pode gerar uma enorme economia e redução na emissão de poluentes. Uma boa maneira de colocar em prática é criar grupos de caronas entre os próprios funcionários e incentivar a realização da rotatividade. Assim, todos saem ganhando e o meio ambiente agradece. Há algumas empresas que atuam diretamente com caronas  no ambiente de trabalho, como a bynd, por exemplo.

Conheça a sua empresa

Todas essas dicas tornarão a sua empresa cada vez mais sustentável. Porém, antes de tudo, é importante que você conheça o seu negócio, e saiba quais são as condições que você tem de se tornar cada vez mais verde.

“Quais são as práticas diárias dos funcionários? Como otimizar o espaço para aproveitar mais a luz solar e aumentar a área verde?”

Essa são algumas perguntas que te ajudarão a conhecer melhor a sua empresa e como torná-la mais sustentável. Não é necessário que você implemente de imediato todas essas práticas. O mais aconselhável é que você se planeje, principalmente agora que já sabe como.

Vale lembrar que ter uma empresa sustentável é um ato muito maior do que apenas ser bem vista pelo mercado. É uma atitude que irá impactar todos os que têm contato com a sua companhia. No caso da Residuall, como citado anteriormente, envolveu a família de todos que trabalham aqui.

A prática da sustentabilidade é algo que contagia todos os envolvidos e o meio ambiente. Sem dúvida, esse é um dos caminhos para melhorarmos a nossa relação com o nosso planeta e criar um futuro mais seguro para as próximas gerações. Não é mesmo?

Em nosso blog temos um texto sobre Sustentabilidade, o desafio do desenvolvimento mundial. Não deixe de ler 🙂 Até a próxima!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
  • (31) 3166-5936
  • contato@residuall.org
  • Rua Brasilândia, 156, Bairro Serrano, Belo Horizonte - MG

© 2013-2019 Residuall. Todos os direitos reservados.